Fellow's Talk

Baleação e Escravidão: Conexões Atlânticas entre New England, África e Brasil. Séculos XVIII e XIX (in Portuguese)

This event will be held in Portuguese

Engraving showing whale fishery

[Portuguese below]
This week, our speaker is Wellington Castellucci Junior, Professor in History of the Americas at the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brazil. Castellucci has a PhD in Social History by the Universidade de São Paulo, Brazil, and published three books: "Pescadores e Roceiros: escravos e libertos em Itaparica no século XIX", "Pescadores da Modernagem: Tairu entre os anos de 1960-1990", "Caçadores de baleias: arpoadores, atravessadores e outros sujeitos envolvidos nos negócios da baleia".
This event will be held in Portuguese, with Q&A in English, Spanish and Portuguese.

Nosso próximo palestrante é o Prof Dr Wellington Castellucci Junior, Professor de História da América da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Autor dos Livros: "Pescadores e Roceiros: escravos e libertos em Itaparica no século XIX", "Pescadores da Modernagem: Tairu entre os anos de 1960-1990", "Caçadores de baleias: arpoadores, atravessadores e outros sujeitos envolvidos nos negócios da baleia".
Esta pesquisa analisa o envolvimento comercial de empresários de New England nos negócios da baleação e do tráfico de escravos, realizadas através do Oceano Atlântico. Particularmente, o estudo está focado nas atividades praticadas pelos empresários de Rhode Island, no período em que estes controlaram a distribuição dos derivados de baleias e de escravos na costa brasileira, a partir dos finais do século XVIII e a primeira metade do XIX.